segunda-feira, 26 de março de 2012

Os Recursos Educativos Digitais

"Para as crianças e jovens do século XXI, as competências de literacia digital podem ser mais vitais do que o conhecimento factual, nomeadamente para as oportunidades no mundo do trabalho. As competências de ser capaz de distinguir fontes de informação fidedignas das que não têm credibilidade, assim como de filtrar, resumir e analisar criticamente diferentes fontes de informação, são essenciais na sociedade actual. Não é suficiente ter literacia tecnológica, isto é, saber utilizar o equipamento tecnológico, o que é verdadeiramente importante é desenvolver a literacia digital, no sentido de ser capaz de utilizar de forma racional a enorme quantidade e diversidade de informação e interacções, disponíveis nas redes digitais."

"Utilização da Internet por Raparigas e Rapazes: Promover a Inclusão", artigo integrado em Género e Recursos Educativos Digitais, publicado pelos Cadernos ERTE, da DGIDC levanta questões importantes que vale a pena pensar. O Digital como ferramenta formadora de uma cidadania participativa, integradora do género e capaz de fazer intervir socialmente cada um que no seu processo de aprendizagem se relaciona com o mundo. 

A relação entre o meio social e a utilização do digital poderá incrementar as potencialidades de uma intervenção mais estruturada e por isso mais consistente no que cada um pode exprimir. Pode o digital ser desenvolvido e apreendido pelos jovens no sentido de que incorpore real valor nos resultados escolares e assim construir uma integração social mais profunda? É uma temática interessante que importa considerar. A quem possa interessar pensar no que envolve esta problemática, alguns interessantes textos. A ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário